PROJETO DE HISTÓRIA
PROJETO
EVOLUÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA VIDA DO HOMEM DESDE A PRÉ
HISTÓRIA ATÉ A ATUALIDADE.
1. APRESENTAÇÃO
A tecnologia, e mais especificamente, as tecnologias da
informação e da comunicação, permeiam o trabalho e grande parte das atividades
humanas contemporâneas. Essas criações humanas estão nos telefones, nos caixas
eletrônicos, nas lâmpadas de nossas casas, nas geladeiras. São
microprocessadores, microchips, microcomputadores, sistemas mecânicos,
nanotecnologia. Mas a tecnologia não é só isso.
A tecnologia compreendida como “teoria geral e/ou estudo
sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou
mais ofícios ou domínios da atividade humana” (Dicionário Houaiss) se constitui
não somente de supercomputadores ou das telecomunicações, mas é também a
criação do fogo, a invenção da roda, a criação das armas baseadas em metais do
neolítico, bem como Palmtops, computadores que cabem na palma de sua mão, ou
Ipods, tocadores de mp33 que
chegam a armazenar cerca de 15 a 20 mil músicas num HD
(Hard Disk) de (gigabytes).
Para
analisarmos esse evento tão complexo e multifacetado que é a tecnologia em suas
mais diversas expressões, queremos nos apoiar num dos principais pensadores da
pedagogia progressista, o educador Paulo Freire.
Freire entendia a tecnologia como uma das “grandes
expressões da criatividade humana” (FREIRE, 1968a, p. 98) e como “a expressão
natural do processo criador em que os seres humanos se engajam no momento em
que forjam o seu primeiro instrumento com que melhor transformam o mundo”
(FREIRE, 1968a, p.98). A tecnologia faz “parte do natural desenvolvimento dos
seres humanos” (FREIRE, 1968a, p.98), e é elemento para a afirmação de uma
sociedade (FREIRE, 1993a, p.53). No artigo citado, ele ainda afirma: “o avanço
da ciência e da tecnologia não é tarefa de demônios, mas sim a expressão da
criatividade humana” (FREIRE, 1984a, p.1), reiterando o afirmado no seu livro
Ação Cultural para a Liberdade.
O educador acredita que a tecnologia não surge da
superposição do novo sobre o velho, mas o novo nasce do velho (FREIRE, 1969,
p.57), desse modo, o novo traz em si elementos do velho; parte-se de uma
estrutura inferior para se alcançar uma superior e assim por diante.
Um outro elemento importante de sua concepção de tecnologia
é a politicidade. A tecnologia, como prática humana, é política, é permeada
pela ideologia. Ela tem um fim bem determinado, serve a um grupo de pessoas e
aos mais diversos interesses: a tecnologia não é neutra, é intencional e não se
produz nem se usa sem uma visão de mundo, de homem e de sociedade que a
fundamente. Freire chega a afirmar que o problema não é tecnológico, mas
político, “e se acha visceralmente ligado à concepção mesma que se tenha de
produção” (FREIRE, 1968a, p. 99).
O ser humano, dotado de sua inteligência, buscou formas, durante toda a
história, de vencer os obstáculos impostos pela natureza. Desta forma, foi
desenvolvendo e inventando instrumentos tecnológicos com o objetivo de superar
dificuldades. Podemos dizer que a necessidade é a mãe das grandes invenções
tecnológicas.
2. JUSTIFICATIVA
A presença da tecnologia no
mundo atual é um fator preponderante na sociedade, estar tecnologicamente
conectado a ela é um dos desafios mais relevantes para o homem. O objetivo da
internet, tecnologia de ponta, é desafiar o homem a voltar-se à exploração de
elementos computacionais bem como dos naturais, que antes despertavam
eminentemente o interesse dos homens das cavernas no início da civilização
humana.
Em tecnologia é possível
pensar em tudo, em todas as ciências existentes como Ciências Humanas, Ciências
Exatas, Medicina entre outras, nesse sentido não é possível mais pensar no
mundo sem pensar em
tecnologia. A informática é um dos elementos essenciais para
a evolução humana, visto que a mesma de grande valia para o seu
desenvolvimento.
Desde cedo na sua história o ser humano
aprendeu a usar a tecnologia para conseguir seus desejos e construir seu mundo,
em
contrapartida com esses avanços tecnológicos o homem influenciou e promoveu
transformações no meio no qual vive, isto é, na natureza.
As tecnologias
sempre beneficiaram o homem, porém utilizada de forma inadequada geram
prejuízos muito grande ao homem. Como exemplo podemos citar os primeiros
instrumentos utilizados pelos homens (facas, machados de pedra) que podiam ser
usados para a aquisição de alimentos, podiam ser utilizadas para matar seus
semelhantes.
A geração atual cresce,
utilizando tecnologia como referencial
utilitarista, sem uma reflexão . O materialismo e pragmatismo dos nossos dias
acabam entrando na mistura, deixando-nos com uma cultura dominada por uma visão
técnico-utilitarista de mundo. A escola como educadora tem como tarefa ajudar o
aluno a refletir e adquirir uma postura crítica diante das tecnologias que hoje
de forma acelerada promovendo um consumismo desenfreado.
Com esse pensamento
elaboramos esse projeto que visa uma reflexão e uma melhor compreensão das
tecnologias e sua importância para o homem.
2. OBJETIVOS GERAIS
·
Promover reflexão sobre a importância das tecnologias para as
necessidades básicas da humanidade, como vencer a fome e as doenças, promover o
conhecimento e a educação.
·
Desenvolver responsabilidade ecológica, que leve à busca de tecnologias
que não destruam o meio ambiente.
·
Pensar a tecnologia como instrumento da humanidade e não dominadora.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de
natureza diversa, considerando o papel das diferentes linguagens, agentes
sociais e contextos envolvidos em sua produção;
·
Posicionar-se criticamente diante de fatos presentes a
partir da interpretação de suas relações com o passado.
·
Utilizar e elaborar textos interpretativos sobre o processo
histórico;
·
Exercitar o conhecimento Histórico de forma autônoma e crítica.
·
Valorizar o ser humano diante das inovações tecnológicas;
·
Compreender que a tecnologia não elimina a desigualdade
social, e que deve-se pensar em saídas para essa questão.
3. ÁREAS ENVOLVIDAS
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas
Tecnologias
DISCIPLINAS
História, Operação de Computadores, Língua
Portuguesa.
DESENVOLVIMENTO: ETAPAS DO TRABALHO
1ª Etapa:
Cena do filme
“2001, Uma Odisséia no Espaço”;
Debate sobre a
utilização de tecnologias na “Pré História e na atualidade”;
2ª Etapa:
Leitura pelos
alunos de textos que narram a evolução da tecnologia da pré- história à
Atualidade:
·
Tecnologia na Pré História;
·
Tecnologia na Idade Antiga
·
Tecnologia na Idade Média
·
Tecnologia na Idade Moderna
·
Tecnologia no dia a dia
·
Tecnologia na Educação;
·
A História do Computador
3ª Etapa:
Apresentação
oral pelos alunos de uma síntese dos textos lidos;
4ª Etapa:
Divisão dos alunos em grupos para montagem de vídeos tendo
por base os textos lidos.
PRODUTO FINAL
Cada grupo produzirá um vídeo sobre o texto lido, sob
orientação do professor da disciplina Orientação de Computadores.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante todo o trabalho através
da observação na participação dos alunos em todas as etapas do trabalho e sobre
o produto final.