História

Trabalho em Grupo
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PROJETO DE HISTÓRIA


 
PROJETO


EVOLUÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA VIDA DO HOMEM DESDE A PRÉ HISTÓRIA ATÉ A ATUALIDADE.
                                                                                                   

1.     APRESENTAÇÃO

A tecnologia, e mais especificamente, as tecnologias da informação e da comunicação, permeiam o trabalho e grande parte das atividades humanas contemporâneas. Essas criações humanas estão nos telefones, nos caixas eletrônicos, nas lâmpadas de nossas casas, nas geladeiras. São microprocessadores, microchips, microcomputadores, sistemas mecânicos, nanotecnologia. Mas a tecnologia não é só isso.
A tecnologia compreendida como “teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana” (Dicionário Houaiss) se constitui não somente de supercomputadores ou das telecomunicações, mas é também a criação do fogo, a invenção da roda, a criação das armas baseadas em metais do neolítico, bem como Palmtops, computadores que cabem na palma de sua mão, ou Ipods, tocadores de mp33 que chegam a armazenar cerca  de 15 a 20 mil músicas num HD (Hard Disk) de  (gigabytes).
 Para analisarmos esse evento tão complexo e multifacetado que é a tecnologia em suas mais diversas expressões, queremos nos apoiar num dos principais pensadores da pedagogia progressista, o educador Paulo Freire.
Freire entendia a tecnologia como uma das “grandes expressões da criatividade humana” (FREIRE, 1968a, p. 98) e como “a expressão natural do processo criador em que os seres humanos se engajam no momento em que forjam o seu primeiro instrumento com que melhor transformam o mundo” (FREIRE, 1968a, p.98). A tecnologia faz “parte do natural desenvolvimento dos seres humanos” (FREIRE, 1968a, p.98), e é elemento para a afirmação de uma sociedade (FREIRE, 1993a, p.53). No artigo citado, ele ainda afirma: “o avanço da ciência e da tecnologia não é tarefa de demônios, mas sim a expressão da criatividade humana” (FREIRE, 1984a, p.1), reiterando o afirmado no seu livro Ação Cultural para a Liberdade.
O educador acredita que a tecnologia não surge da superposição do novo sobre o velho, mas o novo nasce do velho (FREIRE, 1969, p.57), desse modo, o novo traz em si elementos do velho; parte-se de uma estrutura inferior para se alcançar uma superior e assim por diante.
Um outro elemento importante de sua concepção de tecnologia é a politicidade. A tecnologia, como prática humana, é política, é permeada pela ideologia. Ela tem um fim bem determinado, serve a um grupo de pessoas e aos mais diversos interesses: a tecnologia não é neutra, é intencional e não se produz nem se usa sem uma visão de mundo, de homem e de sociedade que a fundamente. Freire chega a afirmar que o problema não é tecnológico, mas político, “e se acha visceralmente ligado à concepção mesma que se tenha de produção” (FREIRE, 1968a, p. 99).
O ser humano, dotado de sua inteligência, buscou formas, durante toda a história, de vencer os obstáculos impostos pela natureza. Desta forma, foi desenvolvendo e inventando instrumentos tecnológicos com o objetivo de superar dificuldades. Podemos dizer que a necessidade é a mãe das grandes invenções tecnológicas.

2. JUSTIFICATIVA
A presença da tecnologia no mundo atual é um fator preponderante na sociedade, estar tecnologicamente conectado a ela é um dos desafios mais relevantes para o homem. O objetivo da internet, tecnologia de ponta, é desafiar o homem a voltar-se à exploração de elementos computacionais bem como dos naturais, que antes despertavam eminentemente o interesse dos homens das cavernas no início da civilização humana.
Em tecnologia é possível pensar em tudo, em todas as ciências existentes como Ciências Humanas, Ciências Exatas, Medicina entre outras, nesse sentido não é possível mais pensar no mundo sem pensar em tecnologia. A informática é um dos elementos essenciais para a evolução humana, visto que a mesma de grande valia para o seu desenvolvimento.
Desde cedo na sua história o ser humano aprendeu a usar a tecnologia para conseguir seus desejos e construir seu mundo, em contrapartida com esses avanços tecnológicos o homem influenciou e promoveu transformações no meio no qual vive, isto é, na natureza.
As tecnologias sempre beneficiaram o homem, porém utilizada de forma inadequada geram prejuízos muito grande ao homem. Como exemplo podemos citar os primeiros instrumentos utilizados pelos homens (facas, machados de pedra) que podiam ser usados para a aquisição de alimentos, podiam ser utilizadas para matar seus semelhantes.
A geração atual cresce, utilizando  tecnologia como referencial utilitarista, sem uma reflexão . O materialismo e pragmatismo dos nossos dias acabam entrando na mistura, deixando-nos com uma cultura dominada por uma visão técnico-utilitarista de mundo. A escola como educadora tem como tarefa ajudar o aluno a refletir e adquirir uma postura crítica diante das tecnologias que hoje de forma acelerada promovendo um consumismo desenfreado.
Com esse pensamento elaboramos esse projeto que visa uma reflexão e uma melhor compreensão das tecnologias e sua importância para o homem.
2.     OBJETIVOS GERAIS

·      Promover reflexão sobre a importância das tecnologias para as necessidades básicas da humanidade, como vencer a fome e as doenças, promover o conhecimento e a educação.
·      Desenvolver responsabilidade ecológica, que leve à busca de tecnologias que não destruam o meio ambiente.
·      Pensar a tecnologia como instrumento da humanidade e não dominadora.
   OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa, considerando o papel das diferentes linguagens, agentes sociais e contextos envolvidos em sua produção;
·        Posicionar-se criticamente diante de fatos presentes a partir da interpretação de suas relações com o passado.
·        Utilizar e elaborar textos interpretativos sobre o processo histórico;
·        Exercitar o conhecimento Histórico de forma autônoma e crítica.
·        Valorizar o ser humano diante das inovações tecnológicas;
·        Compreender que a tecnologia não elimina a desigualdade social, e que deve-se pensar em saídas para essa questão.

3.     ÁREAS ENVOLVIDAS
           Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias
DISCIPLINAS
História, Operação de Computadores, Língua Portuguesa.

DESENVOLVIMENTO: ETAPAS DO TRABALHO

1ª Etapa:
Cena do filme “2001, Uma Odisséia no Espaço”;
Debate sobre a utilização de tecnologias na “Pré História e na atualidade”;
2ª Etapa:
Leitura pelos alunos de textos que narram a evolução da tecnologia da pré- história à Atualidade:

·        Tecnologia na Pré História;
·        Tecnologia na Idade Antiga
·        Tecnologia na Idade Média
·        Tecnologia na Idade Moderna
·        Tecnologia no dia a dia
·        Tecnologia na Educação;
·        A História do Computador

3ª Etapa:

Apresentação oral pelos alunos de uma síntese dos textos lidos;

4ª Etapa:

Divisão dos alunos em grupos para montagem de vídeos tendo por base os textos lidos.

PRODUTO FINAL
Cada grupo produzirá um vídeo sobre o texto lido, sob orientação do professor da disciplina Orientação de Computadores.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada durante todo o trabalho através da observação na participação dos alunos em todas as etapas do trabalho e sobre o produto final.